O que é o Método TEACCH?
O TEACCH® (Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Desordens Relacionadas à Comunicação) que pode ser definido como um corpo de estratégias de intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que foi desenvolvido e pode ser definido como um corpo de estratégias de intervenção em TEA, que foi desenvolvido na Universidade da Carolina do Norte (UNC), Estados Unidos.
Apesar de ter sido fundamentado na literatura norte-americana há pouco mais de quatro décadas, o tema da comunicação alternativa nesse contexto metodológico é bastante recente, praticamente inédito no Brasil, pelas dificuldades de tradução das pesquisas do Inglês para o Português. Desse modo, ainda há para ser articulado esse grande campo de estudos que serve como base para a prática clínica e educacional.
O TEACCH® se baseia em evidências, pois suas técnicas e seus protocolos somente passaram a ser práticas de intervenção quando foi demonstrada sua aplicabilidade, ou seja, quando foi apresentada resposta positiva cientificamente comprovada. Além disso, o TEACCH® é método extremamente individualizado, haja vista que todo o processo depende da avaliação, do desenvolvimento e das características de cada pessoa com TEA.
É importante destacar que estudos recentes inferem sobre a importância de o TEACCH® ser aplicado por profissionais certificados, ou supervisionados diretamente por quem recebeu a certificação, com o objetivo de manter o nível de excelência que levou a Universidade da Carolina do Norte a ser a primeira colocada no mundo (Global Leader) no que se refere às pesquisas científicas, às contribuições clínicas e ao tratamento dos TEA. Então, tratando-se de um polo de excelência, visa-se à valorização das certificações, para se garantir que as orientações estejam corretas e que estejam sendo transmitidas de forma adequada, e, consequentemente, à qualidade no tratamento e ao auxílio no desenvolvimento de quem recebe o diagnóstico de TEA e de sua família. É esse o maior objetivo do TEACCH®