Método TEACCH®

O que é o Método TEACCH?

O TEACCH® (Tratamento e Educação para Crianças com Autismo ou Desordens Relacionadas à Comunicação) que pode ser definido como um corpo de estratégias de intervenção em Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), que foi desenvolvido e pode ser definido como um corpo de estratégias de intervenção em TEA, que foi desenvolvido na Universidade da Carolina do Norte (UNC), Estados Unidos.

Apesar de ter sido fundamentado na literatura norte-americana há pouco mais de quatro décadas, o tema da comunicação alternativa nesse contexto metodológico é bastante recente, praticamente inédito no Brasil, pelas dificuldades de tradução das pesquisas do Inglês para o Português. Desse modo, ainda há para ser articulado esse grande campo de estudos que serve como base para a prática clínica e educacional.

O TEACCH® se baseia em evidências, pois suas técnicas e seus protocolos somente passaram a ser práticas de intervenção quando foi demonstrada sua aplicabilidade, ou seja, quando foi apresentada resposta positiva cientificamente comprovada. Além disso, o TEACCH® é método extremamente individualizado, haja vista que todo o processo depende da avaliação, do desenvolvimento e das características de cada pessoa com TEA.

É importante destacar que estudos recentes inferem sobre a importância de o TEACCH® ser aplicado por profissionais certificados, ou supervisionados diretamente por quem recebeu a certificação, com o objetivo de manter o nível de excelência que levou a Universidade da Carolina do Norte a ser a primeira colocada no mundo (Global Leader) no que se refere às pesquisas científicas, às contribuições clínicas e ao tratamento dos TEA. Então, tratando-se de um polo de excelência, visa-se à valorização das certificações, para se garantir que as orientações estejam corretas e que estejam sendo transmitidas de forma adequada, e, consequentemente, à qualidade no tratamento e ao auxílio no desenvolvimento de quem recebe o diagnóstico de TEA e de sua família. É esse o maior objetivo do TEACCH®

Quem pode se beneficiar do Modelo TEACCH®?

PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO:

O Modelo TEACCH® segue os passos da investigação científica. Primeiro, observa-se, mensura-se e procura-se criar uma hipótese com relação ao objeto de estudo. A partir disso, são planejadas a intervenção, a construção do material e a aplicação da técnica selecionada. É assim que, resumidamente, se aplica o Modelo TEACCH® na intervenção de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo, buscando melhor qualidade de vida.

PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE:

Participação em cursos e workshops, que visam ao ensinamento das principais estratégias do Modelo TEACCH® a profissionais de diversas áreas que atuam no campo dos Transtornos do Espectro do Autismo.

Como eu posso ajudar?

Posso ajudar  de diversas formas, dependendo das necessidade de cada um.

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Consultas Individuais

  • Para pacientes diagnosticados com TEA.
  • Desenvolvimento de atividades personalisadas.
  • Melhora na qualidade de vida dos pacientes.
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Treinamentos e Workshops

Treinamentos e capacitação para profissionais que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos e melhorar a qualidade de vida dos seus pacientes.

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Publicações

  • Ganhe conhecimento.
  • Entenda o Método e suas técnicas.
  • Aprimore sua Carreira.

Percebi a importância que o TEACCH teria na minha vida no dia em que meu filho, poucos meses após o início da terapia, com dois aninhos, ouviu que na creche que fica ao lado de nossa casa havia um aniversário e começou a bater palmas junto com o parabéns. Pra mim, que nunca tinha visto meu filho interagir com o mundo, vê-lo de uma forma tão espontânea e alegre, foi um divisor de águas. Ali vi que estávamos no caminho correto. Não estava errada. A cada dia ele está mais comunicativo, carinhoso, socializado e muito, muito feliz. Não tenho dúvidas que o céu será seu limite.

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Tatianamãe do José Roberto

Problema de comportamento é apenas a parte visível de um iceberg. Precisamos enxergar a parte submersa. Profª Drª Viviane de Leon